LABORATÓRIO DE ANÁLISE, AVALIAÇÃO E GERENCIAMENTO DE RISCO

O laboratório de análise, avaliação e gerenciamento de risco (LabRisco) do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Universidade de São Paulo (PNV-USP) foi desenvolvido com o apoio do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) através de um projeto proposto pela FUSP (Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo) à FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), financiado com recursos da PETROBRAS (Petróleo Brasileiro S. A.).

As finalidades do laboratório são: realizar análise e avaliação de riscos associados à operação de sistemas complexos e/ou críticos de segurança; desenvolver modelos e procedimentos relacionados à análise, avaliação e ao gerenciamento de riscos; estruturar e implementar um conjunto de bancos de dados relativos a acidentes, incidentes, sistemas, equipamentos, procedimentos operacionais, causas e consequências de eventos de risco; e disseminar o conhecimento e a cultura de avaliação de risco.

A fase de implantação do laboratório, com duração de 2 anos, teve início em dezembro de 2005 e sua consolidação se fez através da análise de casos específicos reais de navios da frota da TRANSPETRO (Petrobras Transporte S. A.). Nessa fase, os trabalhos foram executados por professores do Departamento de Engenharia Naval da USP e pesquisadores do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, além de alunos de graduação e pós-graduação.

Após a fase de consolidação do laboratório uma série de projetos foram desenvolvidos com financiamento de agências nacionais de fomento à pesquisa (FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), agências reguladoras (ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), Marinha do Brasil (MB) e empresas do setor industrial, como por exemplo, Petrobras, TRANSPETRO, REPSOL e VALE. Entre os projetos desenvolvidos incluem-se: estudos de confiabilidade de sistemas a bordo de embarcações e sistemas flutuantes de produção e armazenagem; estudo preliminar de risco de navio CNG; análise da contribuição do fator humano na operação de sistemas complexos; otimização multiobjectivo aplicada ao projeto preliminar de navios tanqueiros considerando como mérito o custo total do projeto e o risco de vazamento de óleo para o mar; análise do risco associado à operação de carga e descarga de LNG em terminais onshore e offshore; desenvolvimento de modelo de gerenciamento de riscos para o processo de docagem de navios petroleiros e análise de risco associado à operação de offloading de uma unidade de produção tipo FPSO. Destes projetos resultou um grande número de publicações em congressos nacionais e internacionais e em periódicos de maior reconhecimento pela comunidade científica, além de um número bastante significativo de trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e teses de doutorado.

Atualmente, o LabRisco dispõe de uma infraestrutura física e computacional bastante diferenciada proporcionando aos seus pesquisadores as condições desejadas para o desenvolvimento de seus projetos de pesquisa. O projeto de implantação do LabRisco disponibilizou incialmente, em 2005, uma área de aproximadamente 120 m2 para acomodar confortavelmente até 15 pesquisadores com estações de trabalhos individualizadas, com sistema de condicionamento de ar tipo split system, mobiliário adequado e sistema de controle de acesso, além de uma central de processamento de dados, secretária e almoxarifado. O laboratório disponibiliza ainda um portal de comunicação via web que permite, aos usuários cadastrados, o acesso remoto à sua área de dados e softwares disponibilizados.

Recentemente, em 2014, o LabRisco expandiu suas instalações com o auxílio financeiro de um novo projeto FINEP, disponibilizando uma área adicional para acomodação de novos pesquisadores, com 6 novas estações de trabalho e uma nova sala de reuniões.

This template supports the sidebar's widgets. Add one or use Full Width layout.